7. Circular

    A circular a seguir é endereçada aos membros da Federação Espírita Universal e a todos espíritas conhecidos:

    Srs.:
    Desde há muito tempo os Espíritas ansiavam por um jornal absolutamente de acordo com suas aspirações, isto é, baseado nos princípios de Allan Kardec e indo sempre à frente, no caminho da procura da verdade.
    Certamente, a maior parte dos jornais espíritas presta um real serviço, e Deus nos guarde de denegrir os nossos confrades, mais ainda àqueles que existem em Paris, porém nenhum órgão esclarece regularmente, a seus leitores, e em geral sobre o movimento do Espiritismo na França e fora dela, sob o rumo da Federação Espírita Universal e no censo do Comitê de Propaganda, ao mesmo tempo, sobre os principais fenômenos observados nos grupos e sociedades de nossa capital.
    O Comitê de Propaganda e a Federação, desejosos de preencher essa lacuna decidiram da criação, em Paris, do novo órgão: o “Progresso Espírita”- “(Le Progrès Spirite)”, o qual aparecerá primeiramente todos os meses, cujo primeiro exemplar seguirá após a presente circular.
    Nós vamos pedir aos Senhores vosso engajamento em favor desse novo jornal, do qual o Senhor Laurent de Faget será o Redator Chefe, e os Senhores, membros dos dois comitês, os redatores principais. ( O Sr. Laurent de Faget deixa de colaborar no jornal “Spiritisme”).
    Nós confiamos que no início do ano de 1895, vocês poderão muito bem aportar um valor de assinatura para o Progresso Espírita, que se proporá a defender energicamente os princípios, caros a vocês tanto quanto a nós.
    Vamos orar para a aprovação, senhores, a expressão de nossos sentimentos fraternais.
    O Comitê de Propaganda e O Comitê da Federação Espírita Universal.
    Assinaturas do Progresso Espírita.
    Correspondências para o Sr. Laurent de Flage, administrador, 86, Rue des Archives, Paris.

Tradução livre do COMUNICADO, recebido na sessão mediúnica no em Paris, publicado no “Le Progrès Spirite”, “Órgane de Propagande de la DoctrineSpirite, fundeé par Allan Kardec, cujo editor chefe é A. Laurent de Faget, na edição de número 1, datada de Janeiro de 1895, no 1. ano de edição. Conforme original.